1 de julho de 2010

10 Dicas Para Fazer Uma Carta de Apresentação

 
  Redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que aparenta. É só seguir algumas regras básicas para não se perder no meio do caminho:

1. A carta de apresentação serve, principalmente, para currículos enviados pelo correio, quando há necessidade de informar a pretensão salarial. Cabe também para apresentar o profissional - no caso de uma indicação, por exemplo;

2. Coloque sempre o nome e o cargo da pessoa - ou o departamento - para quem você vai enviar a carta;

3. Ao contrário do currículo, que não deve ser assinado, na carta deve ter sua assinatura no final;

4. A primeira impressão sempre é a que fica. Portanto, tenha atenção redobrada para o vocabulário e o tom que você vai adotar no texto;

5. Não esqueça de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele está correto). Isso mostra que você sabe com quem está falando;

6. Redija a carta colocando características profissionais e pessoais que façam com que o leitor o considere para a posição pretendida;

7. Não mencione aspectos negativos ou que não tenham relação com o cargo;

8. Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros gramaticais e certifique-se de que as informações foram colocadas em uma ordem lógica;

9. A carta não pode passar de uma página e deve ser redigida em A4 ou papel-carta de boa qualidade;

10. O papel deve ser branco ou de cor suave. Não use papéis muito chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta.

  Modelos de Carta de Apresentação

1-

  Prezado(a) Senhor(a),

  De acordo com a indicação do Sr. João da Silva, envio meu currículo para apreciação.

  Há cinco anos atuo na área de divulgação e markerting da empresa Ramos&Associados, desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e também na organização de eventos em diversos segmentos empresariais.

  Neste momento, busco uma efetivação no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.

  Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.

                                                                                                                                        Rosana Lemos

  Comentários:

    * só cite o nome de quem indica se for solicitado ou com prévia orientação da pessoa;

    * o currículo não precisa de assinatura, mas a carta de apresentação é sempre bom assinar;

    * não é uma regra, mas a carta poderia ter data.
2-

  Prezados Senhores,

  Em busca de nova proposta de trabalho na área Administrativo-Financeira, apresento-lhes meu currículo anexo.

  Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, perfeccionismo, auto-exigência, dedicação ao trabalho e bom relacionamento em geral.

  Informo ainda que estou disponível para viagens, de acordo com a necessidade da organização.

  No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.

  Atenciosamente,

                                     Maria Tavares

  Comentários:

    * carta simples e objetiva;

    * bastante impessoal.

3-

  São Paulo, 19 de julho de 2003

  Prezados Senhores,

  Estou a procura de novos desafios profissionais na área de Recursos Humanos e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificações.

  Sou graduada em Comunicação Social e História, com pós-graduação em Administração. Atuo na área de Recursos Humanos há nove anos, com destaque para o desenvolvimento e coordenação de atividades de treinamento, tendo inclusive obtido a certificação ISO-9001.

  Envio anexo o meu currículo para fazer parte de seu banco de dados e coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei fornecer mais informações sobre minha experiência profissional.

  Cordialmente,

                         Amélia Machado

  Comentários:

    * carta objetiva e caprichosa, agradável de ler;

    * chama a atenção para a leitura.

4-

  São Paulo, 19 de julho de 2003

  Sr. Augusto Valente
  Diretor
  Interforma Assessoria Empresarial Ltda.
  Av. Luis Alcântara, 768 - sala 56
  São Paulo - SP

  Prezado Sr. Augusto,

  Sou executivo de Assuntos Corporativos e Comunicação Empresarial com carreira em escritórios de advocacia e no Banco Banespa, onde adquiri sólida experiência em relações com a imprensa, clientes, órgãos de defesa do consumidor, gestão de produtos, suporte a desenvolvimento de agências e postos de serviços, análise de concorrência, formação e liderança de equipes, interface entre banco e empresas seguradoras e de cartões de crédito e áreas administrativas. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, tenho pós-graduação em Jornalismo.

  Visando posições em empresas suas clientes, encaminho meu currículo e estarei à sua disposição para um contato pessoal e informações adicionais sobre minha carreira

  Atenciosamente,
 
                           Jonas Pereira Caetano

  Comentários:

    * carta bem redigida;

    * o candidato mostra que sabe exatamente para onde está enviando sua proposta.

  FONTE DE PESQUISA: EMPREGOS.COM

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